No último dia 15 de junho, aconteceu a reunião do Fórum Origem Capixaba, no campus do Ifes de Venda Nova do Imigrante (ES). O evento contou com a presença de representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), da Secretaria de Estado da Agricultura do Espírito Santo (Seag), do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), da Agência de Inovação do Ifes (Agifes) e da Agência de Inovação do IFSP (Inova), além dos produtores e representantes das IGs, que apresentaram o panorama dos projetos em andamento, entre outros assuntos relevantes para o momento.
Na oportunidade, a coordenação do projeto de Indicação Geográfica (IG), do Edital 03/2022, destacou como a IG pode potencializar, impulsionar e possibilitar ações e práticas, entrecruzando o ensino, a pesquisa e a extensão dos IFs com os Arranjos Produtivos Locais (APL).
Historicamente, o Fórum é um rico espaço de debates e proposição de soluções, visto que nove regiões do estado possuem o registro de IG no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e outras quatro estão em processo de análise. Diante desse número de IGs já registradas e das demais que aguardam o registro, é necessário discutir e propor ações para avançar no fortalecimento da identidade dos produtos tradicionais e da cultura capixaba.
#Agifes #Inova #Ifes #IFSP #FórumOrigemCapixaba #IndicaçãoGeográfica #IG