ADMISSÃO DE BOLSISTAS
ADMISSÃO DE BOLSISTAS
Nos documentos que precisam de assinatura, posso assinar eletronicamente?
Sim, inclusive incentivamos o uso da ferramenta de Assinatura Eletrônica do Gov.br (https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica)
Quais os documentos preciso providenciar para solicitação de bolsa após a aprovação do projeto?
Recomendamos que o coordenador organize os seguintes documentos:
i) Formulário de solicitação de bolsa preenchido e assinado (em breve liberado o link)
ii) Comprovante de matrícula de cada estudante integrante da equipe executora;
iii) Dados (número, órgão expedidor) e documento oficial de identificação com foto;
iv) Arquivo e link de publicação do Edital de seleção do bolsista (para bolsistas não indicados na proposta submetida);
v) O colaborador externo e o coordenador apresentam os mesmos documentos listados acima, exceto o item ii e iv;
Observações importantes:
a) Os dados recomenda-se ser enviado pelo coordenador do projeto.
b) Os dados referente a admissão da equipe do Edital nº 12/2025 poderão ser encaminhados preferencialmente até o dia 18/12/2025;
c) Estão aptos enviar as informações das equipes as instituições com ACT's assinados (por ambas partes) e extratos publicados no Diário Oficial da União - DOU;
d) A conta bancária deve estar em nome do bolsista, e não pode ser conta conjunta; Importante todas as informações estarem corretamente preenchidas, inclusive o CPF;
e) Após a entrega dos documentos, o bolsista deve ficar atento a seu e-mail nos dias seguintes. A Facto irá enviar um e-mail com link para cadastro, que expira em 24h. Pedimos ao bolsista para acessar diariamente o e-mail nos dias seguintes, inclusive checando a lixeira e caixa de spam;
Qual o procedimento para desligar um bolsista do projeto?
A solicitação deverá ser feita até o dia 10 (dez) do mês anterior do referente ao desligamento e/ou substituição do bolsista.
Exemplo: Se no mês de abril/2023, o bolsista não atuar no projeto, então a solicitação de desligamento deve ser feita até o dia 10 de março/2023.
Encaminhar um e-mail para indicacaogeografica@ifes.edu.br contemplando os seguintes itens:
Assunto do email: “Desligamento/substituição de bolsista”
Corpo do e-mail com as seguintes informações:
a) Nome completo do bolsista que vai sair;
b) Data de sua saída;
c) Nome do projeto;
3. Anexar o termo de rescisão de contrato de bolsa. Modelo em: (https://docs.google.com/document/d/1fBgzyuYTIORRFKhcXMnc_ebtlk_f0doR/edit#heading=h.gjdgxs), devidamente preenchido e assinado.
4. Juntar os documentos do novo bolsista em caso de substituição.
Qual é o prazo de execução de cada Eixo?
De acordo com este Edital, o:
Eixo I (Diagnóstico) deve ser executado em 6 meses;
Eixo II, III, IV e V poderá ser executado em 12 meses;
No projeto, é possível membro externo da minha instituição atuar de forma voluntária?
É possível sim. Nós recomendamos que cadastre a tua proposta como um projeto de extensão ou ensino na sua instituição, pois, dessa forma, além de proporcionar mais flexibilidade, será possível fornecer uma certificação para os membros da equipe que não são remunerados.
Porque é importante informar um endereço de e-mail que utilizo com frequência no cadastro?
O e-mail será o principal canal de contato com o coordenador, bolsistas e demais envolvidos no projeto. Sugerimos informar uma conta que acesse com frequência.
Configure o e-mail indicacaogeografica@ifes.edu.br no catálogo de endereço, para evitar cair em spam ou na lixeira.
É preciso um edital para selecionar os bolsistas?
Os bolsistas que integram a equipe devem ser indicados no plano de trabalho da proposta submetida no edital de chamada pública ou posteriormente selecionados na instituição via edital interno. Os bolsistas estudantes não podem ser selecionados por indicação.
Tem algum modelo de chamada pública disponível para bolsistas em projetos de IG?
Não temos um modelo a recomendar, porém, sugerimos o modelo da sua própria instituição para seleção de bolsistas de extensão, podendo ser um edital simplificado.
APÓS A ADMISSÃO
Posso trocar de bolsista durante a execução do projeto?
É possível alterar o bolsista nos Eixos. Porém, pedimos atenção para evitar substituições, fazendo somente em casos de força maior. Além disso, é preciso atentar que o bolsista permutado deve ter, obrigatoriamente, participado de uma chamada pública de seleção. Mesmo assim, recomendamos consultar documentos para troca/substituição de bolsistas.
Necessito de cadastro de reserva para os estudantes do projeto?
Recomenda-se haver um cadastro de reserva, para em caso de necessidade de substituição de bolsista, haja uma lista com candidatos aptos a serem convocados.
Assim poupa-se tempo em ter que organizar uma seleção.
Solicitamos por favor que as equipes que evitem realizar substituições, de bolsistas no plano de trabalho.
Quem será certificado pela coordenação nacional do projeto de Indicação Geográfica?
Ao final dos trabalhos, tendo entregues os relatórios e cumpridos os requisitos do projeto, estarão aptos a receber um certificado de participação os integrantes contemplados no plano de trabalho das propostas aprovadas.
Qual a data de pagamento da bolsa mensal?
Os pagamentos ocorrem de acordo com calendário de pagamento de bolsas da Facto, por meio de transferência bancária, conforme previsto no contrato de concessão de bolsa assinado com a Facto.
Link do calendário de pagamentos: https://facto.org.br/calendario-de-pagamento-mensais-2025/
O que é o ACT - Acordo de Cooperação Técnica?
O ACT é um instrumento de contrato que oficializa os trabalhos de cooperação entre as instituições envolvidas no projeto e permite a execução dos trabalhos conjuntos. Para mais informações entre em contato com a coordenação do projeto.