# Instruções para entrega dos relatórios trimestrais
Os relatórios são instrumentos centrais para a prestação de contas e coordenação da execução dos projetos. Eles atestam as atividades executadas e norteiam as ações do programa de fomento às indicações geográficas.
Listamos a seguir as principais orientações para a entrega dos relatórios trimestrais:
# Prazo
Os relatórios devem ser entregues pelo coordenador do projeto até o 5º (quinto) dia útil do mês seguinte àquele do encerramento do trimestre. Por exemplo: o trimestre agosto, setembro e outubro termina em novembro, então prazo para a entrega do relatório é até 5 de outubro.
Trimestre: período compreendido por 3 meses, a partir da data de assinatura do seu contrato de bolsa com a Facto.
O time técnico que acompanha seu projeto poderá alterar esses prazos, para melhor adequação e acompanhamento do projeto.
# Responsabilidades
O coordenador do projeto e todos os bolsistas são obrigados a produzir seus relatórios.
Cabe ao coordenador do projeto coletar os relatórios dos bolsistas, conferir e realizar o envio desses relatórios para indicacaogeografica@ifes.edu.br
Os bolsistas não devem enviar os relatórios diretamente, devem entregar seus relatórios ao coordenador do projeto e este deve organizá-los e enviá-los conforme as orientações a seguir.
# Modelos e envio dos relatórios
1. O coordenador do projeto elabora o [relatório técnico trimestral] https://docs.google.com/document/d/1mMb2EvdShuUfoVNUeGpAWE8YjDltga4S/
2. Os bolsistas, supervisionados pelo coordenador do projeto, elaboram individualmente seus [relatórios gerais trimestrais] https://docs.google.com/document/d/1tJTuoN80JpIgdO26BKf_YORoo1HKuxeR/
3. O coordenador do projeto remete o relatório técnico trimestral e os relatórios gerais trimestrais individuais para o endereço eletrônico indicacaogeografica@ifes.edu.br
4. No assunto do e-mail, o coordenador do projeto escreve o Eixo e o título do projeto. Exemplo: "Relatório Eixo I - Pão de Saora"
5. No corpo do texto, o coordenador do projeto deve informar quais os documentos remetidos como anexos e deve justificar qualquer incompletude.
# Suspensão do pagamento das bolsas
O atraso na entrega dos relatórios provoca a suspensão do pagamento das bolsas.
A suspensão permanece até a entrega dos relatórios em atraso.
Os pagamentos não são retomados de imediato após a entrega dos relatórios atrasados.
Os pagamentos podem demorar ao menos um mês para voltar à normalidade.
# Cronograma sugerido de entrega dos relatórios trimestrais
1º Trimestre: até o dia 05 do mês subsequente.
2º Trimestre: até o dia 05 do mês subsequente.
3º Trimestre: até o dia 05 do mês subsequente.
4º Trimestre: até o dia 05 do mês subsequente.
Download modelo técnico de relatório >> utilizado pelo coordenador para as entregas técnicas.
Download modelo geral de relatório >> utilizado pelos demais bolsistas da equipe.