Aconteceu, entre os dias 15 e 18 de junho, a RuralturES (Feira Estadual de Turismo Rural), um evento que reúne o melhor do turismo rural do estado do Espírito Santo, realizado na aconchegante cidade de Venda Nova do Imigrante. A feira é um ambiente para novos negócios, muitas conexões, além da oportunidade de projetar e fortalecer a economia local.
Durante a programação do evento, a equipe de coordenação de IG, representada pelo coordenador adjunto, Huarley Lemke, e pelo coordenador do IFSP, Eder José da Costa Sacconi, do Edital 03/2022 de Apoio ao Desenvolvimento de Indicação Geográfica, teve a oportunidade de realizar visitas técnicas nas propriedades detentoras das IGs e, também, do selo arte na região das montanhas, para conhecerem de perto as estratégias que vêm sendo desenvolvidas pelos produtores da região, bem como os desafios e oportunidades encontradas por eles.
Logo na quarta-feira, 14/06, a primeira parada foi na IG São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves, região que detém o reconhecimento de Indicação de Procedência (IP) pela sua privilegiada produção do Inhame 100% capixaba. A segunda parada foi em Alto Caxixe, nas montanhas do Espírito Santo, para conhecer o Café Seleção do Mário, uma minicafeteria com produção toda artesanal. Por lá, a equipe aproveitou para saborear um delicioso café, acompanhado de muita conversa e experiências que fazem desse lugar tão especial.
Já na quinta-feira, dia 15, foi a vez de conhecer a Artelatte – Queijo Artesanal Capixaba, uma queijaria em Venda Nova do Imigrante que conquistou o Selo Arte, reconhecimento que identifica produtos de origem animal feitos de forma artesanal. Além de aprender as técnicas de produção dos derivados do leite, houve muita troca de experiências com os produtores locais.
Saindo de lá, o destino foi a Fazenda Carnielli, também em Venda Nova do Imigrante, berço do agroturismo na região. Durante a visita, a equipe teve a oportunidade de conhecer a produção de queijos finos, cafés especiais, socol, embutidos e muito mais. E, claro, aprender um pouco sobre a história de tradição na arte do saber-fazer que torna a Fazenda Carnielli parte do território delimitado pelo INPI como área de Indicação de Procedência do Socol.
Na sexta-feira, dia 16, a visita foi aos sítios da “Família Lorenção” e do “Recanto do Tio Vé”, que possuem produções tradicionais de Socol no Espírito Santo, produto artesanal feito com lombo suíno e temperos regionais. E, para encerrar o ciclo de visita na região, a última parada foi no Laticínios Valentim, um pedacinho do paraíso em terras capixabas, que fomenta o empreendedorismo e o agroturismo na região de Domingos Martins.
Por fim, após a semana de programação, o coordenador Huarley Lemke destacou que o evento assim como as visitas foram de suma importância para conhecer os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos nas regiões do Espírito Santo, na área de Indicação Geográfica. “Conhecer a realidade dos produtores, as articulações locais e como os impactos positivos de uma gestão organizada podem contribuir para o desenvolvimento local é muito importante para nós do projeto de IG”, salientou ele.
Confira nas fotos um pouquinho das IGs visitadas na programação.